COSMOPOLITA

Posted by nacontramao On domingo, 10 de outubro de 2010 0 comentários


Um cosmopolita ou cidadão do mundo vem do grego κοσμοπολίτης, e este de κόσμος, "mundo", "criação", e πόλις, "cidade".O cosmopolitismo (sua etimologia vem do latim cosmopolita + -ismo) é um pensamento filosófico que despreza as fronteiras geográficas imposta pela sociedade considerando que a humanidade segue as leis do Universo (cosmos).

Logo uma metrópole cosmopolita é aquela que abriga diversos povos de diferentes culturas no seu território, sem exigir uma identidade cultural com o local onde se vive, ou seja, há uma aceitação das diferentes culturas.Exemplos disso são Londres e a São Paulo, que abriga diversas culturas de diferentes locais do Brasil e do mundo.

E na Bíblia vemos uma passagem interessante de quando O Senhor Jesus havia ressuscitado e assunto aos céus, seus apóstolos estavam reunidos num mesmo lugar às portas fechadas, ali mesmo em Jerusalém.

Este episodio está em Atos cap. 2, vers. 1-13, diz que o poder de Deus através de Seu Espírito Santo tomou conta do lugar onde os apóstolos estavam reunidos e todos começaram a falar em idiomas dos mais diversos, para o povo que estava ali na cidade devido a festa de Pentecostes que ocorria na região.

“Quando ouviram aquele barulho, uma multidão deles se ajuntou, e todos ficaram muito admirados porque cada um podia entender na sua própria língua o que os seguidores de Jesus estavam dizendo. A multidão admirada e espantada comentava:
_ Essas pessoas não são galileus? Como é que cada um de nós as ouvimos falar na nossa própria língua? Nós somos da Pártia, da Média, do Elão, da Mesopotâmia, da Judéia, da Capadócia, do Ponto, da província da Ásia, da Frigia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia e alguns são de Roma. Uns são judeus, alguns são de Creta e da Árabia.”

É muito interessante a diversidade de pessoas reunidas em um só lugar e todas vivendo harmoniosamente. Enquanto em alguns países vemos a discriminação e racismo tão evidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Labels

    • q (1)