Até o dia de Natal, nosso blog irá postar algumas coisas sobre essa data tão comemorada nos países cristãos e hoje resolvemos falar sobre a visita que o menino Jesus ao nascer teve de alguns magos do Oriente. Quem eram esses visitantes na verdade?
As referências que encontramos nos evangelhos estão em Mateus cap. 2, vers. 1 em diante e outra em Lucas cap. 2. 1-7.
Se você já leu ou ouviu essa versão dessa passagem natalina , saiba que é MITO:
Três reis magos chegaram do Oriente a Jerusalém: Melchior, que era um ancião, Gaspar, um jovem branco, e Baltazar, um homem de raça negra e barba. Em sua chegada, os reis magos anunciaram ao povo de Jerusalém que havia nascido o rei dos judeus em Belém.
Veja o que é relato puramente bíblico do evangelho de Mateus:
"Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo algums homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém...No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra".
Agora veja o relato do evangelho de Lucas:
José foi para Belém fazer o recenseamento, ordem esta, dada pelo imperador Augusto, então ele levou Maria que estava grávida.A Bíblia diz assim;
"Ela estava grávida, e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu a luz ao seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão".
Quem foi visitar o menino na manjedoura, num estábulo, foram alguns pastores de rebanho de ovelhas que estavam ali perto. Um anjo anunciou o nascimento do Messias e eles foram averiguar e ficaram muito alegres, cantando e louvando à Deus pelo que tinham visto e ouvido.
FATOS:
1º - MAGOS - Eram na verdade ASTRONOMOS "Homens que estudavam as estrelas", não ASTRÓLOGOS.
2º - TRÊS - A Bíblia não fala a quantidade de pessoas,se eram três, dois ou mais que três. Ela apenas relata que foram alguns.
3º - TRÊS PRESENTES - Eles trouxeram sim três presentes: ouro, incenso e mirra.
4º - REIS - Também não é relatado que eram reis.
5º - NOMES - Em nenhum dos dois evangelhos dá detalhes sobre nomes e características desses ASTRONOMOS.
6º - CASA & MANJEDOURA - Eles encontraram o menino em uma casa e não numa manjedoura. Quem encontrou o bebê enrolado em panos numa manjedoura foram os pastores de ovelhas.
7º - NOTÍCIA - Quem saiu anunciando o que viram e ouviram sobre todo o acontecimento, foram os pastores, que aliás foram os primeiros a chegarem no local.
Veja amigos, o que é FATO e o que é MITO. Se a Bíblia não relatou, então não adianta florear e inventar coisa que não existe. A Bíblia é simples assim.
Nem quero tocar no assunto do papai Noel, deixa pra lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário