CARTAS ABERTAS

Posted by nacontramao On quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011 0 comentários


Já ouviu aquela musiquinha antiquíssima do tempo da minha avó:”Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou com uma carta na mão...”. Pois é, com o mundo globalizado de hoje isso vai ficando cada vez mais raro. Mas há ainda quem dependa dos manuscritos colocados num pedaço de papel, como por exemplo, naquele filme “Central do Brasil”.Ali o diretor Walter Salles retrata a realidade e a necessidade do povo brasileiro ainda que, em pleno mundo digital, onde prevalece posts, e-mails, twitters, blogs, face-books e tantos outras modernidades na web que a gente até se perde.

Interessante que, Violação de Correspondência está na lei:
Art. 151 - Devassar indevidamente o conteúdo de correspondência fechada, dirigida a outrem: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Aliás, o que seria de Pero Vaz de Caminha, quando relata o que aconteceu nos nove dias que durou a escala da armada de Cabral no território recém encontrado?

E ultimamente têm aparecido livros publicados com a correspondência de pessoas famosas. As cartas trocadas entre celebridades ficaram expostas ao mundo todo para quem quiser comprar o livro.

Grandes cartas foram de suma importância nos anais da história do mundo e trouxeram ao nosso conhecimento textos que destilavam dissabores, amores, acontecimentos, confissões, estratégias de guerras e muito mais.

E como sempre , não seria diferente na Bíblia, principalmente o Novo Testamento, que é basicamente composto de correspondências de remetentes direcionadas aos mais diversos destinatários. A maioria chamamos de cartas ou epístolas Paulinas, pois o apóstolo Paulo foi um dos que mais escreveu cartas endereçadas à vários irmãos, cidades e igrejas de sua época. Dando instruções concernente a Palavra de Deus, saudações e algumas admoestações.

Só para ver algumas de suas epístolas, colocaremos alguns trechos:

Atos 1.1 - "Prezado Teófilo, No primeiro livro que escrevi, contei tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo do seu trabalho até o dia em que ele foi levado para o céu. Antes de ir para o céu, ele deu ordens, pelo poder do Espírito Santo, aos homens que ele havia escolhido como apóstolos."

Romanos 1.1 - "Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus, escrevo esta carta. Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do evangelho de Deus."

I Corintios 16.18 - "As igrejas da província da Ásia mandam saudações. Áquila e a sua esposa Priscila e a igreja que se reúne na casa deles mandam saudações cristãs a vocês.Todos os irmãos daqui mandam saudações. Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão.Escrevo isto com a minha própria mão: Saudações de Paulo."

II coríntios 1.1. - "Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo junto com o nosso irmão Timóteo esta carta à igreja de Deus que está na cidade de Corinto e também a todo o povo de Deus espalhado por toda a província da Acaia."

E se você percorrer o resto do Novo Testamento verá cartas direcionadas à comunidades inteiras ou pessoalmente, mas sempre com o propósito de instruir a muitos.

Fica como "deixa" para próximas postagens, sobre os carteiros dos tempos antigos.Certo?!

E não se preocupe em ler o Novo Testamento, a lei não irá te pegar por causa disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    Labels

    • q (1)