Porque a gente tem que enrolar tanto a língua para aprender um idioma? Já não basta nossa Língua Portuguesa que é tão complexa?
Veja bem:
- Como se diz "cabelo sujo" em chinês? CHIN CHAMPU
- Como se diz "FRACO" em japonês? YONO KOMO
- Como se diz "inseto" em russo? MOSHKA
- O que significa "Hot day"? DEI UM ARROTO
- Como se fala "coração" em italiano? MIO CARDIO
- O que significa "ice cream"? UM CRIME COMETIDO COM FRIEZA
- O que é "fourteen"? PESSOA BAIXA E FORTE
Pois e´, toda essa confusão surgiu lá no livro de Gênesis cap. 11, vers. 1-9:
"Naquele tempo todos os povos falavam uma só língua, todos usavam as mesmas palavras".
Mas um dia se juntaram para construir uma torre que fosse até os céus. Então Deus desceu para ver a torre e disse:
_ Essa gente é um povo só e todos falam uma mesma língua. Logo serão capazes de fazerem o que quiserem. Vamos descer e confundir a língua que eles falam,a fim de que um não entenda o que o outro diga.
Dito e feito, ninguém entendeu mais ninguém e tiveram que parar de construir a torre e se espalharam pelo mundo afora.
A cidade recebeu o nome de BABEL, pois ali Deus confundiu a língua dos homens.
Por isso as escolas de idiomas estão lotadas e a gente tem que esquentar o miolo pra aprender.
Como diz o professor PASQUALE: É isso aí!
EU SEI QUE VOCÊ JÁ VIU ESSA NOTÍCIA MILHARES DE VEZES NA INTERNET OU EM OUTRO LUGAR E TALVEZ NEM DEU MUITA ATENÇÃO À MENSAGEM QUE ELA TRAZ.
MAS DESTA VEZ, PARE O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO, DÊ UMA LIDA NESTA HISTÓRIA E CREIA:
EM CAMPINAS, UMA TURMA DE AMIGOS JÁ EMBRIAGADOS, FORAM BUSCAR A ÚLTIMA PESSOA PARA IR À UMA BALADA, PARARAM EM FRENTE Á CASA DA JOVEM E CHAMARAM, E JUNTO COM A MOÇA VEIO A MÃE. A MÃE COM MEDO E PREOCUPADA , VENDO TODOS EMBRIGADOS E SUA FILHA ENTRANDO NAQUELE CARRO LOTADO, PEGOU NA MÃO DA FILHA QUE JÁ ESTAVA DENTRO DO CARRO E DISSE: "FILHA VAI COM DEUS QUE ELE LHE PROTEJA", A FILHA PRA TIRAR UMA ONDA COM A MÃE DISSE: "SÓ SE ELE FOR NO PORTA-MALAS, POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO". ALGUMAS HORAS DEPOIS VEIO A NOTÍCIA AOS FAMILIARES DOS JOVENS: "SOFRERAM UM ACIDENTE, MORRERAM TODOS, O CARRO FICOU DESTRUIDO, SÓ SOBROU O PORTA –MALAS ". A POLÍCIA TÉCNICA DISSE QUE PELA VIOLÊNCIA DO ACIDENTE SERIA IMPOSSÍVEL O PORTA-MALAS FICAR INTACTO, QUANDO O POLICIAL ABRIU O PORTA-MALAS, LÁ ESTAVA UMA BANDEJA COM 18 OVOS SEM NENHUM QUEBRADO, E TODOS NOS LUGARES CORRETOS DA BANDEJA.
NO LIVRO DE GÁLATAS CAP. 6. VERS.7-8 DIZ: “NÃO SE ENGANEM: NINGUÉM ZOMBA DE DEUS. O QUE UMA PESSOA PLANTAR, É ISSO MESMO QUE COLHERÁ. SE PLANTAR NO TERRENO DA SUA NATUREZA HUMANA, DESSE TERRENO COLHERÁ A MORTE. PORÉM, SE PLANTAR NO TERRENO DO ESPÍRITO DE DEUS, DESSE TERRENO COLHERÁ A VIDA ETERNA.”
PENSE E REFLITA EM SEU CORAÇÃO.
Estão vendo este simpático senhor de cãs brancas? Talvez você não o conheça, mas ele tem muita história pra contar. Mr. DAVID WILKERSON, ele foi o pioneiro em ter a visão de evangelizar tribos urbanas em sua época, por volta de 1953 em diante.
Pra começar naquela época nos EUA, existiam muitas gangues e não muito diferente de hoje, uma era rival da outra a chegar ao ponto de se confrontarem em verdadeiras guerras urbanas em Manhattan, Bronx,Brooklin em New York.
E o que chamou a atenção do pr. David, foi quando leu no jornal sobre um assassinato de um jovem por uma gangue chamada The Dragons numa briga de rua no Highbridge Park e quis fazer algo por aqueles jovens.
Corajosamente e sozinho, ele foi ao encontro da uma das mais perigosas gangues da época, os "Maus-Maus" e assim começou seu árduo e valoroso trabalho de amar e compreender esses jovens.
Sua história já deu livro e filme em Hollywood, chamado "A CRUZ E O PUNHAL", parecido com o filme WARRIORS - Selvagens da noite, muito legal.
Bem. Deixamos aqui nosso respeito e admiração por esse bravo homem que deu seu tempo, sua vida e recursos para ajudar jovens dependes químicos e que não tinham esperança, mas a encontraram em Deus , através da vida desse pastor.
É! Dessa vez o negócio pegou pesado com o bullying que Eliseu sofreu de uns certos garotos.
Quando estava indo à Betel, o profeta Eliseu, sucessor do profeta Elias, foi cercado por 42 meninos que, começaram a zombar dele, ou melhor de sua careca. Diziam eles:
_ Sobe, careca, sobe!!!
O profeta olhou para a garotada e amaldiçoou-os em nome de Jeová. Então saiu da floresta duas ursas ferozes e estraçalharam com a molecada, pra não sobrar nenhum vivo.
Essa história está lá no livro de II Reis 2.23 no Antigo Testamento, o bullying teve um final terrível.
Cá entre nós, quem já brincou com a careca de alguém?!Como por exemplo:
- As lindas tranças de um careca!
- Pouca telha!
_ Aeroporto de mosquito
E tem até musiquinha infantil:"Havia uma barata na careca do vovô..."
Fora as propagandas enganosas de produtos que fazem crescer cabelo!
A brincadeira não teve graça e se todos recebecem um castigo desses, ninguém praticava o bullying.rsrsrsrsrs!
Quando o povo de Israel saiu do Egito, guiado por Moisés, atravessaram o Mar Vermelho de pés enxutos, em rumo à terra prometida que era Canaã.Porém, levaram quarenta anos para chegar à tal terra que manava leite e mel.
Vamos observar algumas coisas que aconteceram nesse episódio, que tem a ver com o tênis pé no chao, esse aí da foto.
1º - Quando Deus falou com Moisés (Livro de Êxodo Cap. 3.vers 1 - 21)para tirar o povo hebreu da escravidão do Egito, Ele apareceu numa árvorezinha que pegava fogo e não se queimava e disse:
_ Moisés!Moisés!
_ Estou aqui - respondeu Moisés.
_ Pare aí e tire as sandálias de seus pés, pois o lugar onde você está é sagrado!
Deus fez com que Moisés ficasse descalço para estar na presença Dele.
2º- Em Josué 5:15, também aconteceu tal situação: O comandante do exército do Senhor respondeu: “Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo”. E Josué as tirou.
3º - Em outra ocasião , quando Moisés já tinha tirado o povo do Egito, nestes quarenta anos andando no deserto, em Deuteronômio 29:5, diz:
“Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto”, disse ele, “nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram."
Isso quer dizer que além de não gastar as roupas e sandálias, elas iam crescendo junto com as crianças, conforme elas cresciam também. Uau!!!
Que tecnologia incrível, nem a NASA descobriu um material especial como esse até hoje.
Meus amigos vejam só! Se hoje Deus fizesse esses milagres pra lá de sobrenaturais, com certeza iriam fechar muitas fábricas de calçados e roupas por aí. Só que o único probleminha é que, acho que não tinha opção de troca de roupa, principalmente no deserto, que não tinha shopping para fazer compras, né.
O máximo que tentei chegar perto é pintar um pé descalço num tênis, que certamente um dia irá se gastar.
Parece nome de chiclete, mas não é. Mas são palavras que estão na Bíblia, lá em Juízes cap. 12 vers.2 - 6, que diz:
"JEFTÉ O GILEADITA, QUE ERA JUIZ DE ISRAEL, TEVE PROBLEMAS COM OS FILHOS DE AMOM (V 2) E CHAMOU OS EFRAIMITAS PARA AJUDAR, MAS OS MESMOS NÃO VIERAM.PELO QUE JEFTÉ COM SEU POVO BATALHOU E VENCEU.
OS EFRAIMITAS OFENDIDOS POR NÃO PARTICIPAREM DA BATALHA DECLARARAM GUERRA CONTRA OS GILEADITAS.POREM SEM RAZÃO.
O ÊXITO DE JEFTÉ PREVALECEU CONTRA OS EFRAIMITAS OS QUAIS FUGIRAM, E TENTANDO PASSAR O JORDÃO E ERAM SUBMETIDOS AO TESTE DA PALAVRA CHIBOLETE.OS QUE FALAVAM SIBOLETE ERAM EFRAIMITAS E MORRIAM DEGOLADOS.
QUEM FALAVA CHIBOLETE NÃO ERA EFRAIMITA E FICAVA VIVO.."
Jefté para descobrir quem era inimigo ou amigo em meio a uma guerra, usou de astúcia sobre a própria linguagem do povo, pois o inimigo não conseguia dizer a palavra chibolete e dizia sibolete, então era descoberto e morto.
CHIBOLETE SIGNIFICA RIO CORRENTE OU RIACHO. SIBOLETE TEM O MESMO SIGNIFICADO POREM ,JA ERA UM DIALETO EFRAIMITA E MUITO MENOS É MARCA DE CHICLETE.
Interessante né?!
Segundo a Wikipédia, bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
O bullying sempre existiu, mas agora os americanos deram um nome ao problema. Tá na mídia, tá na moda como uma novidade, mas o problema é mais antigo do que se pensa.
Por dizer a verdade, João Batista, sofreu um tipo de bullying por parte do rei Herodes, bem violento:A cabeça decepada.
Jesus, seu primo, não foi diferente à regra da sociedade daquela época, nos três anos que andou fazendo o bem e pregando as boas novas do Reino de Deus, sofreu bullyings pra caramba, vamos ver alguns:
- Mateus 21.14: “ Cegos e coxos iam encontrar Jesus no pátio do templo, e ele os curava. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ficaram ZANGADOS quando viram as coisas maravilhosas que ele fazia ...”
- Mateus 22.15:”Os fariseus saíram e fizeram um plano para conseguir alguma prova contra Jesus...”
- Marcos 3.21-22:”Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco. Alguns mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam: __ Ele está dominado por belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a este homem para expulsar demônios. “
- Marcos 14.10:”Judas Iscariotes, que era um dos doze discipulos, foi falar com os chefes dos sacerdotes para combinar como entregaria Jesus a eles. Quando ouviram o que ele dsse, eles ficaram muito contentes e prometeram dar dinheiro a ele. Assim Judas começou a procurar uma oportunidade para entregar Jesus.”
-Marcos 14.64:”Todos estavam contra Jesus e aí o condenaram à morte. Então alguns começaram a cuspir nele. Cobriam o rosto dele, davam bofetadas nele e perguntavam: __ Quem foi que te bateu? Adivinhe! E também os guardas o pegaram e lhe deram bofetadas.”
Bom, isso é uma pequena amostra do que Jesus passou por amor a mim e à você, até ser levado à morte de Cruz. Ele sofreu muitas outras perseguições e acusações falsas, assim também posteriormente seus discípulos sofreram perseguições, como apóstolo Pedro, o apóstolo Paulo,o apóstolo João, o diácono Estevão e assim por diante.
O bullying é velho, mas com um nome que está na mídia.
Quando percebemos a brevidade da nossa vida dentro de um curtíssimo espaço de tempo, refletimos sobre o quanto a vida passa rápido.
Em Tiago 4.14 diz: “O que é a vida? Vocês são como a neblina que aparece um pouco de tempo e depois se dissipa.”
Quando chegar o dia em que nos silenciaremos para sempre em um túmulo, o tempo irá nos devorar e seremos esquecidos pouco a pouco.
É interessante observar nas lápides, epitáfios, ou seja lá o que for, há uma inscrição que é igual para todos:
ANO DE NASCIMENTO -- ANO DE FALECIMENTO
No ano de nascimento e no de falecimento, todos tem conhecimento, mas e no traço que separa estas duas datas, o que contém?!
Como você viveu? De que modo passou seu tempo? Como tratou as pessoas?
Não estou perguntando de grandes feitos ou atos heroicos, mas sim de seu cotidiano, como filho, pai, mãe, irmão, irmã ou amigo, nos pequenos e simples feitos.
O que você quer deixar de legado? Apenas um cortejo fúnebre regado pela tristeza, dor, saudade ou penúria, como um coitado?
Ou você quer tomar uma atitude ainda hoje e mudar para ser lembrado de seus atos de amor, alegria, amizades e sonhos?
I João 5.11-12 diz: “Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o filho de Deus, não tem a vida.”
Fica aqui um trecho da música dos Titãs, para você meditar e não se arrepender daquilo que não fez.
EPITÁFIO
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...